Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito

O padre João Medeiros Filho, num artigo publicado na última terça-feira (6) no Jornal Tribuna do Norte, intitulado: “Monsenhor Expedito, profeta e santo”, afirma que o “Profeta das Águas” foi consultado três vezes para ser bispo.

Vejamos o que diz padre João Medeiros, que era amigo pessoal de Monsenhor Expedito, sobre o tema: ” Foi consultado três vezes para o episcopado. A primeira para suceder Dom José de Medeiros Delgado (por indicação deste), na diocese de Caicó. Comenta-se que de modo sutil, convenceu o Núncio apostólico, dizendo que na Igreja não é recomendável haver nepotismo e argumentou: “Não Vê Vossa Excelência Reverendíssima, que temos o mesmo sobrenome (Medeiros)”?

A segunda indicação teria sido para a função de bispo auxiliar de Natal. Com humildade e sabedoria, chamou a atenção da Nunciatura para a pessoa do carismático cônego Eugênio Sales, futuro cardeal da Igreja, com o qual lançara os alicerces do Movimento de Natal. Por último, fora apresentado para ocupar a Sé episcopal de Mossoró, vacante com a transferência de Dom Eliseu Simões. Era considerado o substituto ideal para aquele bispado. Declinou da indicação alegando problemas de saúde”.

Do blog. Os fatos narrados acima, reforçam a resposta que um dia Monsenhor Expedito deu a alguém: “Se for pra  me afastar do meu povo sertanejo, prefiro continuar sendo soldado raso”. Na foto, Monsenhor Expedito, na comemoração dos seus 50 anos de sacerdote, ao lado do seu grande amigo Dom Hélder Câmara e de paroquianos.

Categorias