Eleito reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte 48,25% dos votos, o professor José Arnóbio de Araújo Filho informou ao Blog do Barreto que vai acionar a Justiça para garantir a nomeação para o cargo.

Ele disse que já estava desconfiado de que um golpe estaria em curso no IFRN por causa da demora da nomeação. Hoje, o ex-candidato a prefeito de Mossoró Josué Moreira que sequer disputou a eleição foi nomeado reitor pelo ministro da Educação Abraham Weintraub. “A gente colocou uma pulga atrás da orelha por causa da demora”, lembra.

O professor explica que o processo eleitoral transcorreu de forma absolutamente legítima e que nas universidades mandam uma lista tríplice para apreciação do presidente, mas nos institutos federais são enviados os candidatos mais votados. “O Consut analisou o processo. Não tem nenhuma mácula. Nomearam um cara que não participou do processo porque não quis de forma sorrateira”, disparou.

Para José Arnóbio, Josué Moreira é um interventor indicado de forma indireta. “A comunidade está revoltada, inclusive pessoas que votaram no atual reitor Wyllys”, completa.

O professor explica que foi aberta uma sindicância contra ele que não foi finalizada para justificar a nomeação de Moreira. “Não sou culpado de nada”, ponderou.

Arnóbio é acusado de ter liberado um espaço no Campus do IFRN para fazer o evento “Fé e Política” da Igreja Católica que tinha uma banquinha Lula Live no local. Ele nega ser o responsável pela iniciativa.  “Foi uma ação do MBL e do Escola sem Partido que numa molecagem fez uma filmagem e denunciou no Ministério Público. A sindicância está paralisada por causa da pandemia. Usaram um pretexto político”, avaliou.

Blog do Barreto

Categorias