Admin

Admin

Liturgia Diária: Se converter ao amor do Pai

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Texto retirado da página Papista no Facebook

https://www.facebook.com/umpapista/

 Reflexão sobre a Liturgia: sábado da décima nona semana do Tempo Comum – Ano A

Ez 18,1-10.13.30-32

Salmo 51(50)

Mt 19,13-15

A Liturgia de hoje fala da responsabilidade individual na caminhada ao Reino dos Céus. Pecadores que somos, precisamos lutar pela nossa conversão diária.

A primeira leitura é da parte do livro de Ezequiel em que ditos e provérbios são analisados para julgar a culpa de Israel (Ez 18-20). O capítulo 18 é um exame da responsabilidade individual, o que joga por terra certas generalizações sobre a teologia do AT, um mau entendimento sobre ‘Ex 34,7’ e uma “transmissão da culpa” para além do pecado original. Deus deixa claro que os homens estão pagando pelos seus próprios pecados, não dos outros. 

É fácil jogar a culpa para os outros. Até mesmo para os nossos antepassados. Mas o Senhor deixa claro que nós somos responsáveis pelo que sofremos. Se não vivermos a Lei do Senhor, Ele não nos reconhecerá. Se vivermos em Sua misericórdia, seremos recebidos como filhos que somos. 

Ezequiel deixa claro que Deus não se alegra com a perdição dos filhos que escolhem dEle se separar. Ele quer arrependimento e conversão, como cantamos no Salmo de hoje, Miserere, o grande salmo de arrependimento e conversão do Rei Davi. 

Precisamos de corações puros. Tal coração é o das crianças, como o Senhor ensina no Evangelho de hoje. Se quisermos viver o amor de Deus, precisamos nos aproximar dEle com a pureza das crianças que jamais duvidam do amor de um pai. Quanto mais o Pai do Céu, que só quer o nosso bem. 

Assumamos nossa responsabilidade pelas nossas vidas e as consequências de nossas escolhas. Sem apontar o dedo ou nos esquivar. Peçamos o coração novo que vem com a conversão. Não uma única conversão, mas a conversão diária de quem reza todo dia para fazer a vontade do Pai, não a nossa. Quem assim o fizer, irá ao Senhor e até o Reino dos Céus.

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

Categorias