Texto retirado da página Papista, no Facebook 

https://www.facebook.com/umpapista

 Liturgia Dominical: Batismo do Senhor – Ano B

Leituras: 

– Is 42, 1-4.6-7

– Salmo 29(28)

– At 10,34-38

– Mc 1,7-11

 Através do Batismo, forjamos uma Aliança com o Senhor. Cristo foi batizado aos 30 anos para que o Filho de Deus, que não precisava ser justificado, marcasse o início do Seu Ministério Sagrado. Para nós, o Sacramento do Batismo é a entrada na relação íntima com o Senhor. Por outro lado, também é o começo do nosso ministério. Nossa missão? Levar a Boa Nova do Senhor a todos.

 Temos o privilégio de saber o que aconteceu no Novo Testamento para poder entender as profecias. Fazemos o caminho contrário, entendendo o AT sob a luz do NT, e por isso reconhecemos na profecia de Isaías o cumprimento messiânico em Cristo, conforme prometido por Deus. Deus prometeu a Nova Aliança e ela se cumpriria em Cristo, elevando a Antiga e trazendo a Boa Nova, a luz para todas as nações. 

 O Salmo proclama em canto a Glória do Ministério de Cristo, que vem para abençor os povos. As águas do Batismo serão Água Viva através de Jesus Cristo. Água que traz a vida eterna. 

 Vemos na segunda leitura mais um traço da Catolicidade da missão: a Boa Nova é para todos. Todos os povos, todas as pessoas devem ouvir a Boa Nova e ser Batizados. Deus estava com Jesus Cristo, disse São Pedro, e por isso o Senhor fez as maravilhas descritas nas Escrituras. Da mesma forma, na Aliança com o Senhor, Ele fará maravilhas conosco. É essa alegria que levamos em missão para todos na Igreja Católica (Universal).

 No Evangelho de hoje, tudo se cumpre. São João Batista, o Elias prometido (Mt 11,14), abriu os caminhos para o Rei dos Reis que, através do Batismo, marca o início do Seu Ministério Sagrado. Se Cristo foi Batizado, e com isso começa o Seu Ministério, o que isso significa para nós? 

 O chamado para todos nós é claro: pelo Batismo somos chamados a servir! A Aliança com o Senhor não é motivo de acomodação, mas sim o começo da nossa vida de imitação de Cristo. Uma vida que deve ser voltada, antes de tudo, para o anúncio da Boa Nova. 

 Mas a vida do Senhor não foi escrever ou apenas ensinar. Seu exemplo significa que toda a nossa vida deve ser anúncio. É através da nossa vivência católica, a forma como escolhemos viver e ser exemplo, que ajudamos o Evangelho a encontrar um lar nos corações para que os corações encontrem um lar na eternidade.

 Encorajados pelo Batismo do Senhor, vivamos de forma coerente com a mensagem do Evangelho. Quando o nosso próprio ministério acabar, queremos poder ser recebidos de braços abertos pelo Pai. Sabendo que, mesmo em nossa pequenez, fizemos o melhor pela Palavra que nos libertou. 

 Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

 um Papista

Categorias