Dentro das celebrações do Dia de Finados, ocorrido no último dia dois de novembro, o editor deste blog, em companhia de Assis Galvão (que nos mostrou o local), ao visitar o Cemitério Parque da Paz, em nossa cidade, fotografou o túmulo do fundador de São Paulo do Potengi, Bento Urbano de Araújo.

Segundo o livro do historiador Aluísio Azevedo, nossa cidade (povoado) foi fundada oficialmente no dia 28 de janeiro de 1912 (um domingo, há 106 anos), quando aconteceu a primeira feira semanal e foi celebrada a primeira missa campal na localidade recém-fundada.

Bento Urbano um próspero e empreendedor comerciante, nasceu em 1876 e faleceu bem jovem aos 46 anos de idade, em 1922.

No próximo dia 30 de dezembro, São Paulo do Potengi, que atualmente está entre as 30 maiores cidades do nosso estado, sendo a cidade pólo da região potengiense, graças a visão empreendedora do seu fundador completará 75 anos da sua emancipação política (ou seja, que tornou-se município), ocorrida no dia 30 de dezembro de 1943.

Resultado de imagem para fotos de ambrosio azevedo com a foto de bento urbano

Na segunda foto, Ambrósio Azevedo, patrimônio vivo da história de São Paulo do Potengi e  a advogada Fabiana Flacila Azevedo, com a foto de Bento urbano, na Matriz de São Paulo, numa missa em ação de graças pelo aniversário de emancipação política de nosso município.

Categorias