Dilma prestigia missa de entronização do Papa

O papa Francisco fez ontem um apelo, na homilia da missa de inauguração de seu pontificado, aos cristãos e a todas as pessoas que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político e social, para que cuidem dos bens da natureza, do meio ambiente e de todos os seus irmãos, especialmente os mais pobres. “Não devemos ter medo da bondade nem da ternura”, advertiu o papa, ao recomendar vigilância sobre os sentimentos e o coração, “porque é dele que saem as boas intenções e as más, aquelas que edificam e as que destroem”.

Em nome dos brasileiros, a presidenta Dilma Roussef cumprimenta o papa logo após a missa de entronização, celebrada no Vaticano
A presidente Dilma cumprimentando o Papa, logo após a missa de entronização 

Francisco falou durante 15 minutos, lendo um texto em italiano, diante de representantes de 132 países e instituições mundiais – incluindo 6 monarcas, 44 chefes de Estado, 3 príncipes herdeiros e 12 chefes de governo. Ao convidar essa audiência seleta e cerca de 200 mil pessoas que enchiam a Praça São Pedro e ruas vizinhas, numa manhã ensolarada e temperatura de 10 graus, Francisco incluiu-se entre aqueles que devem se comprometer a proteger a humanidade e a criação, com particular atenção aos pobres. “Eis um serviço que o bispo de Roma (ele, como papa) está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança”, enfatizou.



O exemplo a seguir é São José, santo de sua devoção, cuja festa se comemora em 19 de março. Francisco comentou o trecho do Evangelho que narra como Deus escolheu José para guardar (proteger) Maria e seu filho Jesus. A missa durou uma hora e 20 minutos, rigorosamente dentro do ritual previsto. O povo já enchia a praça quando Francisco chegou no papamóvel às 8h50 e deu várias voltas entre a multidão, antes de se dirigir à sacristia, ao lado da capela da Pietá, para vestir os paramentos litúrgicos. A maioria das autoridades já se encontrava em suas cadeiras, de um lado e de outro do altar, quando os sinos da Basílica de São Pedro começaram a repicar, às 9 horas.



A presidenta Dilma Rousseff chegou com os quatro ministros de sua comitiva. Sentou-se numa cadeira da primeira fila, enquanto os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação), Helena Chagas (Comunicação Social) e Antônio Patriota (Relações Exteriores) se colocavam ao lado, um pouco atrás.

Fonte: Agência Estado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *