Por ocasião da inauguração do Canal de Pataxó, Mons. Expedito entregando uma carta a FHC

Dentro das homenagens que o blog vem prestando ao nosso “Profeta das Águas”, Monsenhor Expedito Sobral Medeiros, por ocasião do seu centenário de nascimento que será celebrado no próximo dia 13 de dezembro na Praça que leva o seu nome, em nossa cidade, publicamos o telegrama enviado pelo Presidente da República (com data de 17.01.2000) Fernando Henrique Cardoso, ao Governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho, solidarizando-se com o povo potiguar, pelo falecimento do nosso eterno Vigário.

“Sr. Governador,

Estou sendo informado do falecimento do Reverendíssimo Monsenhor Expedito Medeiros, abnegado servidor da Igreja Católica e desprendido apascentador do povo potiguar e a que tive a honra de conhecer quando da inauguração de obras hídricas nesse Estado, em companhia de Vossa Excelência.

A força e a determinação com que defendia a expansão da oferta de água para o semi-árido  nordestino, como condição essencial para a preservação da vida e da dignidade humana, deixaram-me forte e indelével  impressão, permitindo-me passar a denominá-lo “Apóstolo das Águas”.

A sua mensagem e seu exemplo de luta estão sendo perpetuados através das importantes obras de captação e adução que o meu Governo, em conjunto com o Estado, está realizando no Rio Grande do Norte, dando  Vossa Excelência, merecidamente, o seu nome a uma das adutoras recentemente inauguradas.

Associo-me aos seus familiares, ao Clero e, através de Vossa Excelência, ao Povo Potiguar pela partida do insigne Monsenhor Expedito.

Atenciosamente”,

Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República.  

Categorias