Fonte: DCM

O diplomata Dmitri Peskov, 57, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, discutiu temas como o uso de armas nucleares pela Rússia, a possível presidência de Donald Trump nos EUA e os “sinais” de que o mundo estaria à beira da Terceira Guerra Mundial. Em entrevista à Folha, Peskov também criticou a “posição irresponsável” das potências ocidentais.

Os EUA e o Reino Unido autorizaram o uso de suas armas pela Ucrânia contra o território da Rússia. O país, em resposta, alterou a sua doutrina nuclear e apresentou novos mísseis que foram usados contra a Ucrânia. O presidente Putin disse, em discurso à nação, que os EUA, agarrados à sua hegemonia, estão empurrando o mundo para um conflito global. Como os EUA não vão desistir da sua hegemonia, ele é inexorável? A Terceira Guerra Mundial já começou?

Graças a Deus, ainda não. Por enquanto, a Terceira Guerra Mundial não começou. Mas tem todos os sinais de que isso pode acontecer.

A alteração na doutrina nuclear da Federação da Rússia não ocorreu como uma resposta direta à autorização dos países ocidentais para o uso de seus mísseis. As condições estavam mudando muito antes disso.

A infraestrutura militar da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar que reúne países ocidentais] estava avançando para a fronteira da Federação da Rússia [com a incorporação, ao longo dos anos, de diversos países do leste europeu que podem receber armas].

A revolta na Ucrânia [em 2014, que resultou na queda do governo então eleito] foi organizada pelos EUA. Depois dele, os mesmos países ocidentais começaram a transformar a Ucrânia no centro de luta contra a Rússia, lotando o país de armas.

Categorias