Boa química, fim do tarifaço e encontro presencial: o que Lula e Trump conversaram

Por DCM

O Palácio do Planalto afirmou que a conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump, dos Estados Unidos, nesta segunda (6) durou cerca de 30 minutos e os dois combinaram de ter um encontro presencial em breve. O governo relembrou que os líderes tiveram uma “boa química” durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York.

A principal pauta do diálogo foi o tarifaço imposto pelo governo americano ao Brasil. “O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”, disse o Planalto em nota.

Segundo o comunicado, Lula “solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras” e Trump designou Marco Rubio, secretário de Estado do país, para negociar o tema com os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento Industrial), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A videoconferência ocorreu após o tarifaço de Trump, que impôs taxas de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao seu país. A medida, vigente desde agosto, atinge  cerca de 36% das vendas externas do Brasil e foi justificada por supostos desequilíbrios comerciais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *