Vendo o Facebook do meu amigo, irmão de fé camarada, Ivan Lopes, ótimo jornalista, comunicador e professor, em Laranjal do Jari, no Amapá, lí a notícia da celebração dos 30 anos de vida eterna do potengiense Manoel Antônio da Cruz (Seu Manoel Zaca), avô paterno de Auristela, esposa de Ivan.
No seu texto, Ivan que é diretor do Jornal e da Web Rádio Tribuna do Vale, diz o seguinte sobre Seu Manoel.
“No dia 22 de Outubro passado completou 30 anos que o senhor Manoel Antônio da Cruz nos deixava. Conhecido por Seu Manoel Zaca, patriarca de uma das maiores e mais tradicionais famílias da região do Potengi. Ele faleceu aos 69 anos de idade.
Na noite do 21/10, aconteceu a missa em sufrágio da alma do saudoso falecido, na Igreja Matriz de São Paulo do Potengi. O evento religioso contou com a presença de filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, noras, genros e convidados. A viúva e matriarca da família dona Alzira Delfino da Cruz, de 88 anos, também marcou presença na celebração católica.
Fazendeiro, proprietário da Fazenda São Sebastião, em Pegado, atual município de Santa Maria/RN, Manoel Zaca consolidou seus negócios durante o auge da produção algodoeira no interior do Rio Grande do Norte, tornando-se um empresário de sucesso e de muita influência na região no comércio, agropecuária e na política. Tanto que conseguiu eleger o seu filho José Antônio da Cruz, por duas vezes vereador em São Paulo do Potengi, sem que precisasse fazer campanha política e participar de um comício (na época a principal forma de divulgação das candidaturas).
José Zaca desistiu da vida política e na sequência o irmão Walmir Zaca elegeu-se vice-prefeito e vereador na cidade de Santa Maria-RN. Ambos já são falecidos e atualmente o irmão mais novo, Paulo Zaca, é vereador Santa Mariense.
Manoel Zaca era avô da diretora do Jornal e WebRádio Tribuna do Vale, a professora e técnica de enfermagem, Maria Auristela da Cruz.”
Ivan Lopes, da Redação do JWRTV.
