No mês do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho),no final da tarde dessa quinta-feira, (8), quando a Procissão do Santíssimo Sacramento, vinda do Novo Juremal passava pelo Rio Potengi, nosso pároco Padre Ramos, profeticamente fez uma prece pelo rio que corta São Paulo do Potengi, toda a região potengiense, desaguando no Oceano Atlântico, em Natal.

Nosso sacerdote através do carro de som lembrou de forma veemente, a todos (as) os que acompanhavam o Santíssimo, dos tempos de inverno quando o Potengi colocava suas belas cheias, fazendo com que os potengienses para atravessá-lo de um lado paro o outro, utilizassem as canoas conduzidas por Zeca Alexandre, Charuto, Severino Gomes (os três já estão na eternidade) dentre tantos outros.

Falou também dos banhos no rio no período chuvoso, formando uma verdadeira praia de areia branca, fazendo a festa e a alegria das pessoas de todas as idades.

Padre Ramos destacou também no período do verão, o plantio especialmente das vazantes de batata doce, gerando uma grande produção, garantindo o sustento de muita gente.

Continuou o Padre: ” Atualmente, infelizmente, nosso rio praticamente não tem mais serventia nenhuma, pois o que vemos nele é a poluição destruidora, os esgotos, a fedentina e a sujeira destruindo um grande patrimônio do povo potengiense, sem que providências concretas sejam tomadas ao longo do tempo para resolver tão gritante problema”.

“Temos esperança e fé no Cristo Eucarístico e nos homens e mulheres de bem, que os poderes constituídos, e a sociedade organizada da terra de Monsenhor Expedito, possam unir forças num grande movimento, em prol da revitalização e da salvação do Rio Potengi”. Concluiu o Padre.

Categorias