João de Dum: São Paulo do Potengi perdeu um ícone da cultura junina

Faleceu na noite desse domingo, 5 de dezembro, no Hospital Regional Monsenhor Expedito, em nossa cidade, João Silvestre Sobrinho, mais conhecido por João de Dum, 72 anos de idade.

João, de família tradicional de nossa comunidade, era um patrimônio vivo de nossa cultura popular, um grande incentivador e promotor dos eventos juninos, especialmente da quadrilha junina tradicional, com o seu Arraiá do Bonito. Ao longo dos anos ele fez história, animando os festejos juninos de nossa cidade, além de levar o nome de São Paulo do Potengi, além fronteiras, participando de inúmeros festivais, onde por diversas vezes conseguiu os primeiros lugares.

Com sua Siregrafia prestou muitos serviços aos potengienses realizando diversos trabalhos gráficos. Expeditiano, quando jovem, foi comunicador no serviço de Som da Voz da Concórdia pertencente a nossa paróquia. Foi atleta de futsal participando de competições na Quadra do Padre. Inúmeros festivais de prêmios (bingos) da localidade e de outras cidades foram ‘chamados’ por ele.

Foi um verdadeiro animador da terceira idade, organizando passeios e encontros com os grupos de idosos da nossa e de outras comunidades.

Por 18 anos, período em que o editor deste blog, na época Jornal Gazeta do Potengi, promoveu o Festival Junino de São Paulo do Potengi, João com sua equipe foi um grande colaborador do evento: na divulgação, na venda antecipada de ingressos, participando de modo especial com o seu Arraíá do Bonito, além de fazer parte da comissão julgadora, sempre que necessário, pois era mestre no assunto.

Foi membro da Banda de Música Lira Potengiense. Nos tempos do Carnaval no Centro Lítero Recreativo, inúmeras vezes ajudou a abrilhantar a festa momesca fazendo parte da orquestra do maestro Tiãozinho.

Nos últimos anos devido aos problemas de saúde e outras dificuldades, tinha deixado de promover o seu São João, na frente da sua residência, na Rua Manoel Marques.

João de Dum, pela sua disponibilidade, simplicidade, pelo sua amor a cultura, pelo seu discernimento, pelo sorriso sempre aberto… parte para Casa do Pai Eterno, deixando um grande legado, principalmente cultural. João vai deixar saudades.

Que Deus o receba na Glória Eterna pois João, assim como São Paulo ‘combateu o bom combate’.

Vá em paz meu amigo.

Velório e Sepultamento

O corpo de João está sendo velado no Centro de Velório UNIPLAN e será sepultado logo mais às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz, em nossa cidade.

Na foto acima feita em 2001 em Cuité/PB, onde o Arraiá do Bonito foi participar de um Festival, João de Dum é o que está com a garrafa d’água apoiada no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.