Faleceu na manhã deste domingo, 6 de fevereiro, em Natal, o senhor Pedro Manoel de Araújo, pertencente a uma das famílias fundadoras de São Paulo do Potengi, a Família Araújo.

Pedro Manoel de Araújo, filho de um dos fundadores de nosso município, Manoel Joaquim de Araújo, que chegou ao Potengi, vindo do Seridó, no início do século XX e foi residir no Sítio Boa Vista. Seu Manoel Joaquim, esposo de Dona Ritinha, avô dentre outros, de Edelvides, Zacarias Simão, João Simão (Ministro Extraordinário da Eucaristia) e Maria de Fenelon, foi homenageado com seu nome numa das principais avenidas de nossa comunidade, a Rua Manoel Joaquim de Araújo, localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Pedro Manoel ( último filho vivo de Seu Manoel Joaquim), pai de Dário Roberto, residente em São Paulo/SP, de Rita de Cássia, que mora em Natal, de Neto (in memorian), dentre outros. Seu Pedro, nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 foi o mais importante fotógrafo potengiense e de parte da nossa região, sendo convidado com frequência para documentar, batizados, casamentos, aniversários, festas, eventos religiosos, solenidades… além de fazer fotos para documentos, dando sua valiosa contribuição no registro da história passada dos potengienses e de parte da ribeira do Potengi.

Tive a oportunidade de por várias vezes conversar com Seu Pedro, a respeito de nossa história. Ele profundo conhecedor e ótimo narrador de nosso passado.

Amigo próximo de meu pai Pedro Raimundo (in memorian), e de toda nossa família de quem era parente próximo.

Seu Pedro, um verdadeiro Expeditiano (compadre e amigo de Monsenhor Expedito, in memorian) partiu pra Casa do Pai Eterno, aos 98 anos, na manhã deste domingo, o Dia do Senhor. Ele, um exemplo de vida, dignidade, de amor e dedicação aos seus familiares e amigos, temente a Deus, deixando um importante legado para sua terra natal, São Paulo do Potengi.

A Seu Pedro, a nossa homenagem, a todos os seus familiares, nossos votos de sentimento e pesar.

Descanse em paz.

Foto acima: Seu Pedro Manoel ladeado pelos filhos Dário e Neto

O sepultamento: O corpo de Seu Pedro sairá do Centro de Velório do Alecrim, em Natal, às 8 horas da manhã desta segunda-feira (7). Em São Paulo do Potengi será velado No Centro de Velório Glória, na Rua General Dantas. Será sepultado na tarde desta segunda (16 horas) no Cemitério de nossa cidade.

Categorias