Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta quinta-feira 6, pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que faltam apenas 42 centímetros para a barragem Umari, localizada em Upanema, sangrar. O manancial acumula 280,14 milhões de metros cúbicos, percentualmente, 95,67% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. A última sangria registrada em Umari aconteceu no ano de 2009.

O açude Morcego, localizado em Campo Grande, começou a sangrar nesta quarta-feira 5. O manancial possui capacidade para 6,71 milhões de metros cúbicos.

O açude de Pilões começou a sangrar na última segunda-feira 4. O reservatório, que possui capacidade para 5,90 milhões de m³, não sangrava há 14 anos.

O açude Trairi, localizado em Tangará, começou a receber águas após vários anos completamente seco. O reservatório já acumula 2,29 milhões de m³, correspondentes a 6,50% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de metros cúbicos.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1,423 bilhões de m³, correspondentes a 59,97% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³. Na última segunda-feira 3, o reservatório estava com 57,54% da sua capacidade.

Já o segundo maior manancial do RN, Santa Cruz do Apodi, já acumula mais de 56% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. O que indica que o reservatório continua recebendo uma recarga constante, na última segunda-feira, o percentual de reservas hídricas da barragem era de 54,51% da sua capacidade.

Além dos já citados, Morcego e Pilões, outros sete açudes com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, que já completaram 100% da sua capacidade foram: o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; beldroega, localizado em Paraú; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Mendubim, localizado em Assu; e Apanha Peixe, localizado em Caraúbas.

Outros quatro reservatórios, além da já citada Umari, estão com suas reservas hídricos superiores a 90% da sua capacidade, são eles: Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; Flechas, localizado em José da Penha; e Santo Antônio de Caraúbas; localizado em Caraúbas.

Em São Paulo do Potengi é grande a expectativa da população, em torno da ‘sangria’ da Barragem Campo Grande, que vem recebendo uma grande quantidade d’água do Rio Potengi.

Categorias