Na foto acima, Mara num evento junino do Dinarte Mariz, ladeada pelos amigos professores, Geílson e Jefinho

Recentemente me encontrei no Banco do Brasil da terra de Monsenhor Expedito, com a nossa amiga de longas datas, professora Maria do Céu Ferreira, Mara, filha de ‘seu’ Zé Vicente. Mara (já aposentada) foi nossa aluna no Colégio São José, lecionou por vários anos e trabalhou na secretária da Escola Estadual Dinarte Mariz, em nossa cidade. Também foi eleita em 1988 para um mandato de vereadora, em nossa comunidade.

No encontro recebi dela uma relíquia que faz parte da história de São Paulo do Potengi, uma capa do Jornal Força Jovem, editado por um grupo de jovens, dentre eles esse Editor, que durou 14 anos circulando mensalmente com o apoio do nosso Profeta das Águas. Jornal da geração mimeógrafo, que marcou época em nossa comunidade.

A capa do Jornal, ano III, Edição Nº 46, novembro de 1982, trazia os resultados das eleições estaduais (a 1ª depois do golpe militar de 1964) marcando o início da democratização no Brasil, assim como os resultados da eleições municipais de 1982, em São Paulo do Potengi.

Naquele ano as eleições foram para governador, senador, deputados federal e estadual, prefeitos e vereadores. Sendo assim, o eleitor votava seis vezes, sendo que ainda não existia a urna eletrônica. O voto era na cédula de papel. Por outro lado a contagem dos votos levava de quatro a cinco dias para ser concluída.

Com o objetivo de dificultar que os candidatos da oposição fossem eleitos, a ditadura militar criou o voto vinculado. No voto vinculado, o eleitor tinha que votar em todos os candidatos do mesmo partido. Se fosse escolhido pelo menos um candidato de outro partido, o voto seria anulado.

1982 também foi o último ano da sublegenda. Na sublegenda, cada partido tinha direito de lançar até três candidatos a prefeito. Sendo que os votos dos três eram somados e o lado que somasse mais votos o mais votado vencia a eleição.

Resultado para governador em São Paulo do Potengi:

1- José Agripino – 2.656 votos. Rubens Lemos – 1 voto. Vicente Cabral – 1 voto. Aluísio Alves – 2475 votos

José Agripino foi eleito governador do RN, vencendo Aluísio Alves por 107 mil votos de maioria.

Resultado para prefeito Em São Paulo do Potengi:

1- Geraldo Macedo – 1575 votos (PDS)

2- Ambrósio Azevedo – 634 votos

3- Maria Ceci – 395 votos

1- Maria Nini (PMDB) – 2.356 votos

2- Pedro Ferreira- 101 votos

3- Antônio Gomes (Sindicato) – 37 votos

Somados os votos da sublegenda, Geraldo Macedo foi eleito prefeito com 210 votos a mais do que Dona Nini.

`À amiga Mara, a quem agradecemos pela lembrança histórica, foi colaboradora do Jornal Força Jovem, escrevendo excelentes artigos sobre diferentes temas.

Categorias