O Blog SA estreia mais um quadro, desta feita com o objetivo de perpetuar ( e relembrar) fatos que marcaram época na história de São Paulo do Potengi.

Iniciamos o referido quadro falando de dois serviços de som, que fizeram história na terra de Monsenhor Expedito, em tempos que pouca gente possuia rádio, muito menos televisão, celular não existia, nem internet.

Os dois serviços de som que prestavam relevantes serviços aos potengienses no campo da comunicação, funcionaram por mais de três décadas, anos 50, 60, 70 e 80. Um deles pertencia a Ambrósio Azevedo (in memorian) onde o seu proprietário ao entrar no ar dizia assim: “Entra no ar nosso serviço de som transmitindo para toda cidade”.

Ali Ambrósio divulgava inúmeras informações, notas de falecimento, campanhas humanitárias, os filmes que iam passar no seu cinema, comerciais, comentários políticos e assim sucessivamente. Quando seu ‘Santo’ começava a falar, a cidade parava para ouvi-lo.

O segundo serviço de som criado por Monsenhor Expedito (in memorian) tinha o nome de Voz da Concórdia, cujo principal objetivo era promover a união da comunidade, que se dividia principalmente em tempos de campanha política. Quando o locutor (a) entrava no ar falava assim: ” Entra no ar o serviço de Som da Voz da Concórdia, o mais forte laço de união da comunidade com o lema: sempre unidos venceremos”.

A sua linha editorial era voltada para a evangelização, os acontecimentos da paróquia, cultura, esportes, os eventos comunitários, boa música, especialmente a religiosa, a exemplo de Padre Zezinho, utilidade pública, e assim por diante.

O Editor deste Blog, com um grupo de jovens ligados a paróquia e orientado pelo Profeta das Águas, por cerca de dez anos apresentou dois programas na Voz da Concórdia. Nas terças e quintas, de meio dia ao meio dia 30, “Em Ritmos de Juventude”, voltado para os jovens, e aos sábados, das 16 às 17 horas, o “Novos Horizontes”, preparativo para as missas do sábado e do domingo.

Sem nenhum demérito aos avanços da tecnologia, fica o registro dos dois serviços de som e a saudade que temos deles.

Tempos bons bem diferentes dos atuais, que não voltam mais.

Foto 01: Serviço de som de Ambrósio Azevedo, montado no alto de sua residência.

Foto 02: Serviço de som da Voz da Concórdia, montado no alto do Centro Social São Paulo (igreja velha).

Ambos na Rua Bento Urbano, centro de São Paulo do Potengi

Categorias