“Sampa – Alguma coisa acontece no meu coração…” (Caetano Veloso)

Foto acima: Raposinha Neto (Benício) no 5º Moto Fest de SPP, fevereiro de 2020

Por Santo Tito

Por que dessa exclamação?
É uma pergunta praticamente impossível de ser respondida. Porque ninguém tem interesse.
Vamos analisar melhor. Há quantos anos São Paulo do Potengi sedia o “Motofest”? Como era solicitar uma ajuda de nossos administradores? Todos NÃO deixaram de dar. Mas se pararmos para olhar o tamanho da estrutura que foi ou está sendo montada nessa edição, vamos sentir uma enorme transformação. Para melhor. E para que isso aconteça, tem que ter o dedo de quem?

As vezes somos do contra pelo simples prazer de ser. As pousadas estão lotadas. Tem gente indo se hospedar na nossa vizinha Riachuelo. O movimento nos supermercados triplicou. Bares, restaurantes, butiquim de final de rua, maquiadoras, manicures, cabelereiros, barbeiros, moto-táxi, lojas de vestuários, a feira, etc…, todos vão aumentar os seus ganhos. E aí as pessoas ainda se perguntam: – Aonde está o turismo de São Paulo do Potengi? Só não vê quem não quer. No carnaval, na vaquejada, que não sabemos onde será realizada, muito embora tenhamos uma leve suposição, na barragem Campo Grande, que muito são-paulino desconhece e no turismo religioso que, num futuro bem próximo, dobrará as nossas galinhas dos ovos de ouro, isso sem contar com o Moto Fest. E tudo, para quem não sabe, é turismo. O ganho mais fácil para qualquer administrador municipal.

“Mas alguma coisa acontece no meu coração”…

O que é turismo?

A OMT define turismo como sendo um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico diretamente relacionado com o deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal, seja uma localidade próxima, seja até mesmo outro país. A essas pessoas dá-se o nome de visitantes, nomenclatura que inclui turistas e excursionistas, residentes ou não residentes. O turismo diz respeito às atividades desses indivíduos assim como às suas despesas com serviços, como transporte, hospedagem e comércio.
A motivação das viagens e das atividades turísticas abrange um espectro muito amplo que vai do lazer e recreação à saúde.

São várias formas de se fazer turismo. Turismo de lazer; turismo de recreação; Turismo de negócios; Turismo de religioso; Turismo cultural; Turismo de saúde.

Porque não esquecemos os desprazeres da política mesquinha e metemos a cara naquilo que realmente interessa para o nosso desenvolvimento socioeconômico e educacional? Essa fórmula de se isolar de quem não contribui com a maioria esmagadora de uma campanha altamente vitoriosa não é algo que enalteça a convivência.