Ministro da Educação lançou em Natal, programas que ampliam o acesso à educação

Fotos: Blog SA

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (10) dois programas que visam ampliar o acesso à educação de nível técnico profissionalizante e ao ensino superior, em solenidade no Centro de Convenções, em Natal. Na cerimônia, o MEC lançou os projetos Partiu IF e Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). 

Em entrevista coletiva, o ministro Camilo Santana explicou que o Ministério da Educação (MEC) escolheu o Nordeste para fazer esse anúncio porque a região “representa o maior percentual de instituições que aderiram ao programa e o maior número de turmas que farão parte dessas duas ações”. 

Ambos os projetos do MEC visam ampliar o acesso de jovens de grupos socialmente desfavorecidos à educação e reduzir a desigualdade de oportunidades. Para tanto, as ações promovem a preparação desses jovens, que devem realizar processos seletivos a fim de ingressar nos institutos federais e no ensino superior.

Partiu IF é um curso que dará bolsas de permanência para que estudantes do 9° ano do ensino fundamental se preparem para provas da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na avaliação de Santana, os institutos federais (IFs) “têm mostrado a qualidade do resultado da educação, menor evasão, melhores qualidades na formação dos nossos alunos, desempenho no Enem [e] desempenho na nossa universidade”.

“Nós estamos querendo dar oportunidade para pessoas que são negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, de baixa renda, possam ter acesso também […] Então, nós vamos preparar esse jovem, os próprios institutos federais vão preparar esse jovem do 9º ano para ingressarem nos institutos federais”, disse o ministro.

Com informações do Saiba Mais