Foto: Magnus Nascimento.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (20), apoio de R$ 100 milhões ao Rio Grande do Norte para ações de contenção aos ataques de facções criminosas que ocorrem no estado há uma semana.

Segundo informações do ministro, os recursos serão enviados imediatamente e deverão ser aplicados na compra de armamento, viaturas e reformas de unidades do sistema penitenciário aplicados ao longo de 2023.

Até agora, ainda de acordo com o ministro, o Rio Grande do Norte já recebeu cerca de 700 agentes de polícia da Força Nacional para contenção dos ataques. A Força Nacional ficará no Rio Grande do Norte nas próximas semanas.

Ontem, Flávio Dino havia ressaltado ressaltou que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, “é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática”. Para ela, a medida só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que, na avaliação do ministro, não acontece.

O Estado contabiliza 284 ataques até a manhã desta segunda-feira, com 137 pessoas presas.

Por Tribuna do Norte.

Categorias