Um belo meteoro foi visto na noite de sábado (22) em quatro estados do Nordeste. O fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília) sobre a costa do Rio Grande do Norte e foi registrado pelas câmeras da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e do Clima ao Vivo no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Os primeiros relatos vieram da Paraíba, através das redes sociais e da ferramenta bramon.imo.net (onde o internauta pode enviar seu relato através de um formulário). Todos informando o avistamento de uma bola de fogo esverdeada cruzando o céu na direção nordeste. A confirmação veio através do registro na câmera all-sky da BRAMON em João Pessoa que registrou a passagem do bólido (meteoro muito luminoso) às 18h59, e também da estação JPZ3/PB, também em João Pessoa, que fez a imagem mais impressionante do evento.

Trajetória

A partir dos vídeos registrados pela BRAMON e Clima ao Vivo, foi possível determinar a trajetória do bólido pela atmosfera. O meteoro surgiu sobre o Oceano Atlântico, a 99,2 km de altitude e a cerca de 110 km da costa leste do Rio Grande do Norte. Seguiu na direção noroeste brilhando intensamente até desaparecer a 36,3 km de altitude, ainda sobre o oceano, a 53 km de Natal. Ele percorreu uma distância de 89,7 km e apenas 5 segundos, o que representa uma velocidade média de 64,6 mil km/h.

Meteoritos no fundo do mar

Baseado na luminosidade e na velocidade do meteoro, a BRAMON calcula que a rocha espacial que gerou o fenômeno possuía entre 20 e 60 Kg de massa, dos quais, no máximo 5 kg podem ter resistido à passagem atmosférica e gerado meteoritos que, infelizmente, descansam no fundo do Oceano Atlântico.

Com Olhar Digital

Categorias