O Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de não desperdiçar água, pois esse é recurso indispensável na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Desde muito tempo, há conflitos causados pela escassez de água ou pela exploração indiscriminada desse recurso pelo homem.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi comemorado pela primeira vez em 1993. A data foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92.

Durante essa conferência, no dia 22 de março de 1992, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um importante documento que destaca a importância da conservação da água.

A consciência ambiental é um dos temas relevantes apresentados na declaração. Além disso, ela aborda sobre a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta.

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”).

Fonte: Toda matéria, por Márcia Fernandes, Professora licenciada em Letras

OBRIGADO MONSENHOR EXPEDITO

No dia Mundial da Água não poderíamos de forma nenhuma deixar de lembrar de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, que nos anos 90, ao mobilizar a Igreja Católica da Arquidiocese de Natal, a classe política e a sociedade organizada do Rio Grande do Norte, travou uma luta vitoriosa em prol de através de adutora levar água de boa qualidade de onde tem para onde não tem, para matar a sede do povo que não tinha água pra beber.

Atualmente, milhares de pessoas do Agreste, do Potengi e do Trairi norteriograndense, tem água de boa qualidade nas suas torneiras. Sendo assim cabe a todos nós contemplados pela luta do Profeta das Águas, gritar alto e bom som: “Obrigado Monsenhor Expedito”.

Categorias