Com o intuito de representar as favelas do Brasil, uma comitiva do G10 Favelas, formada por lideranças e empreendedores das favelas brasileiras, esteve nos EUA, onde participaram da Brazil Conference, em Boston. O grupo com o maior número de representantes de favelas, composto por cerca de 20 pessoas que acompanharam de perto o evento, que ocorreu nos dias 31/03 e 1/04, para discutir temas relacionados à política, economia, cultura, sociedade e promover debates, trazendo ideias para o futuro do nosso país e as transformações que melhorarão as vidas do maior número de brasileiros.

Jefferson Lucio, representante do Rio Grande do Norte, é uma das lideranças que compõe a comitiva do G10 Favelas, em convite direcionado ao COMUNITÁRIOS com CIDADANIA – cccPotiguar ( no início da pandemia chamava-se Comunitários contra COVID).

Jefferson agradeceu ao Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas, pelo convite, e pontuou que está muito feliz também com a ciência potiguar, pois na ocasião do evento torceu por 03 (três) estudantes brasileiros, residentes em Natal e Parnamirim, a Duda Franklin, o Aldrén Martins  e a Kalynda Gomes, os quais participaram e venceram a final do Hack Brazil 2023, concurso de startups da Brazil Conference, apresentando o projeto Amplificador Sonoro Individual.

Em solo potiguar, o Comunitários com Cidadania – cccPotiguar (G10 Favelas RN) tem desenvolvido ações de mitigações ao coronavírus, resposta a desastres naturais, e combate ao analfabetismo, através da mobilização de turmas em articulação com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte – SEEC/RN.

Em 2022, o G10 Favelas esteve em Nova York, para participar do Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da ONU no Brasil, e em Milão, na Itália, para o lançamento de uma coleção eco-friendly com peças confeccionadas por costureiras de Paraisópolis, em São Paulo. No mesmo ano, o G10 Favelas marcou presença na Brazil Conference com a participação do presidente, Gilson Rodrígues, que falou sobre desigualdade social no país, no painel “Instigando Caminhos para Reverter a Pobreza no Brasil”. Em 2021, Gilson discursou no evento, de forma virtual, sobre o protagonismo das favelas brasileiras, no  painel “Infraestrutura e Saneamento Básico”.

Após a passagem da delegação do G10 Favelas por Boston, o grupo de líderes empreendedores participou, na manhã da última  segunda-feira (03), de uma agenda em Nova York, em busca de parceiros e investidores para potencializar iniciativas de impacto social nas favelas brasileiras. Desde o enfrentamento da pandemia, em que o grupo participou na linha de frente na ação de mitigação da COVID-19, integrantes da coordenação nacional, representando São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e Distrito Federal, têm criado soluções em territórios mais vulneráveis voltadas para a moda, comunicação, gastronomia, cultura, logística, educação, fintech, sustentabilidade, direito das mulheres periféricas, entre outros.

Para saber mais sobre o G10 Favelas, acesse: www.g10favelas.com.br

Categorias