O Barcelona anunciou nesta quinta-feira a saída definitiva de Lionel Messi. O jogador estava sem contrato e negociava com o clube blaugrana a renovação. Segundo comunicado divulgado pelos espanhois, o acordo já estava acertado entre as partes, mas “obstáculos econômicos e estruturais” relacionados à La Liga impediram que fosse selado.

“As duas partes lamentam profundamente não ser possível cumprir os desejos do jogador e do clube”, diz trecho da nota.

O principal problema para a permanência de Messi no Barcelona está relacionado ao fairplay financeiro estabelecido por LaLiga. Porém, nas negociações iniciais, o argentino chegou a aceitar reduzir seu salário em 50% para seguir na Catalunha.

Sem Messi, todo o planejamento do Barcelona para a temporada deverá mudar, já que os culés buscavam reduzir a folha salarial em prol da permanência de seu maior jogador.

Messi chegou ao Barcelona com apenas 13 anos, e atuou por 21 deles no clube. O Barça agradeceu os serviços prestados.

“Agradecemos de todo o coração a aplicação do jogador no crescimento da instituição e desejamos o melhor em sua vida profissional e pessoal”, diz o clube.

Para a temporada 2021/22, o clube se reforçou com Agüero, Depay, Eric Garcia e Emerson, e acertou saídas de Junior Firpo, Todibo, Aleñá, Matheus Fernandes e Trincão.

Maior jogador da história do clube catalão, Messi fez 672 gols em 778 jogos em 17 temporadas. Conquistou quatro títulos da Champions, três Mundiais e 10 Espanhóis, entre outros.

Como possíveis destinos do craque, desempregado desde o dia 30 de junho, foram citados anteriormente Manchester City e Paris Saint-Germain como interessados.

O Globo – Foto: Lluis Gene/AFP

Categorias