Na manhã da última segunda-feira (4) no Auditório Fabião das Queimadas no Campus do IFRN – São Paulo do Potengi, aconteceu o lançamento do “Setembro Amarelo” na terra de Monsenhor Expedito. O evento foi uma iniciativa da 4ª Diretoria Regional da Educação, com o apoio de outras Instituições parceiras.
Na oportunidade, uma das palestrantes do lançamento, foi a estudante universitária Mayara Jacinto, cursando Políticas Públicas na UFRN. Mayara que faz parte do Projeto “Vidas Marias”, falou muito bem e de forma vibrante sobre o tema: “Promoção da Dignidade Menstrual”.
Depois da palestra a universitária concedeu entrevista ao Blog SA.
Blog SA: O que significa o Projeto “Vidas Marias”?
Mayara: É um Projeto que surgiu em 2020, cujo objetivo é levar esperança e dignidade de forma voluntária a todas as meninas e mulheres do RN, entregando kits de higiene básica e absorventes, especialmente, às menos favorecidas financeiramente.
Em quais cidades do RN o Projeto atua?
Por enquanto estamos em quatro cidades: Natal, Santa Cruz, Barra de Maxaranguape e Tangará. Porém estamos na luta para aumentar esse número.
Blog SA: Como o Projeto consegue os kits para distribuição?
Mayara: Contamos com a colaboração voluntária de doadores mensais, além de outros tipos de ajuda. Também fazemos vaquinha, conseguindo os recursos para comprar os kits.
Blog SA: Pra finalizar deixe a sua mensagem para nossos(as) leitores(as), especialmente para as meninas e para as mulheres mais jovens.
Mayara: Eu digo que todos vocês possam lutar na busca de ter a perspectiva de um futuro melhor. Digo também que todos nós podemos sonhar, independente de todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia.
Pois através de nossos sonhos e de nossas lutas vamos poder um dia, conseguir Políticas Públicas eficientes. Valendo dizer que o que nós estamos fazendo aqui, que vocês um dia possam fazer melhor, para que as próximas gerações possam viver melhor do que nós estamos vivendo hoje.