Chegou hoje, 5, parte do material para a construção de uma mini usina de energia solar na Escola Estadual Maurício Freire, de São Paulo do Potengi.
A iniciativa faz parte do projeto “Escolas Solares”, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e custeado por emenda parlamentar destinada pelo ex-senador Jean-Paul Prates.
Atual presidente da Petrobras, Jean é um entusiasta da chamada “energia limpa”: eólica, solar hidrogênio verde etc.
Pelas suas características geográficas, o Brasil tem potencial para se tornar um dos protagonistas mundiais na geração desse tipo de energia nas próximas décadas.
Sobre Escolas Solares:
O projeto-piloto, chamado de “Escolas Solares”, será desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e terá investimento de R$ 1 milhão para implantação de usinas como laboratórios didáticos.
A iniciativa também prevê capacitação de professores durante o processo e a elaboração de uma cartilha para auxiliar a realização das aulas.
Os recursos para desenvolvimento das atividades são provenientes de uma emenda parlamentar do senador da República Jean-Paul Prates, idealizador da proposta. O investimento será viabilizado por meio de convênio firmado na semana passada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
“Trata-se de uma iniciativa em que vamos montar unidades geradoras de energia para, mais do que ajudar na conta de luz, fomentar a educação, deixar nessas escolas uma cultura de energia mais limpa, que seja usada de forma transversal no aprendizado dos alunos”, diz o diretor do Instituto, Rodrigo Mello.