Por Leandro Juvino, do Saiba Mais – Os estudantes de ensino médio do Rio Grande do Norte, que estão matriculados nas redes públicas de ensino, já podem consultar se estão na lista dos contemplados do programa Pé-de-meia do Ministério da Educação (MEC). A lista foi divulgada nesta quarta-feira (20) e pode ser acessada através do aplicativo Jornada do Estudante.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC)encaminhou ao MEC uma lista com cerca de 95.727 alunos do Rio Grande do Norte elegíveis para receber o benefício. No entanto, a SEEC ainda não possui o número de alunos que foram contemplados no estado porque as informações ainda estão sendo atualizadas pelo MEC. É importante ressaltar que para aqueles que, por acaso, não estiverem entre os beneficiários do Pé-de-meia, o Mec deixou em alerta que as informações do programa ainda estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do distrito federal.

Por isso, os estudantes devem acompanhar a situação da lista através do aplicativo Jornada do Estudante, porque conforme o MEC consolida as informações, elas são enviadas para as secretarias do estado. Além disso, através do aplicativo, o aluno poderá também consultar orientações sobre a poupança do estudante de ensino médio e também o calendário de pagamento das parcelas.

Podem ser contemplados alunos dos 14 aos 24 anos, cuja família está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que estejam matriculados no ensino médio em escolas públicas ou o programa para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é importante lembrar que os alunos que integrem famílias que recebam Bolsa Família terão prioridade no programa.

Seguindo o calendário, o MEC vai pagar o Incentivo-Matrícula no valor de R$200, entre 26 de março e 3 de abril, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. Os depósitos cairão em contas digitais, no nome dos próprios estudantes, que foram abertas de forma automática pela Caixa Econômica Federal. O Mec cruzou informações do cadastro único para abrir as contas, e por isso, os estudantes contemplados têm que possuir CPF e estar cadastrado no CadÚnico.

[Continua no site]

Categorias