Sobre o Dia Nacional da Cultura

Foto feita na FLIP Potengi, da esquerda pra direita: escritora Cleudia, Dona Nini, professora Mariquinha e Aluísio Filho

Recebemos da escritora potengiense Claudia Bezerra Pacheco, um ótimo texto tratando do Dia Nacional da Cultura, celebrado nesse sábado, 5 de novembro. Texto que nos mostra o imenso valor que a cultura de um modo geral tem para o povo brasileiro. Cultura que acima de tudo precisa ser respeitada e preservada.

O DIA NACIONAL DA CULTURA

Por Cleudia Bezerra Pacheco, membro da Academia Potengiense de Letras e Artes, com sede em São Paulo do Potengi.

Hoje ( 5 de novembro) é o Dia Nacional da Cultura. Dia de celebrar todas as manifestações culturais Brasileiras. Do teatro à música. Do circo à foguedos populares. Do audiovisual ao cinema. Da literatura aos museus. Porque hoje também é dia de Museu. Porque os museus são a própria encarnação do produto histórico, da preservação da memória que amplia a visão que projetamos para o futuro sobre todas as riquezas e diversidades culturais que existentes no nosso país.

Então hoje é um dia de festa. Dia de reafirmar o meu amor pela cultura, pois a esta causa dediquei a minha vida, onde entreguei o meu passado, doo o meu presente e, sem dúvida alguma, entrego o meu futuro. Porque, se eu pudesse deixar um conselho aos mais jovens, eu diria: A causa da cultura é dura, por vezes incompreendida, mas que vale a pena ser vivida.

Porque no fundo, meus jovens, não é sobre mim ou apenas sobre você. É sobre o que podemos fazer para fazer do mundo um lugar melhor. Descobri, portanto, que a minha missão era deixar sementes do passado bem plantadas para que vocês tenham uma direção de como planejar e prospectar o próprio futuro.

Confesso que não sei como será o futuro, também acredito que o mundo seria ruim se soubéssemos tudo que haverá de acontecer nas horas, dias ou tempos seguintes. Mas lhes digo, com muita sinceridade, estou feliz com tudo que construí em prol da cultura, porque cultura não é vento. É o meu sangue, é o seu sangue, é a alma do povo Brasileiro.

Cleudia Bezerra Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *