O que será do Brasil com o final da novela Pantanal?

Foto: TV Globo

O brasileiro é um povo noveleiro, que gosta de assistir novela na televisão, pois em parte mesmo sendo ficção, a novela conta histórias, que na maioria das vezes refletem a realidade do cotidiano l das pessoas, levando os telespectadores a se identificarem com o que se passa nos folhetins televisivos.

Com Pantanal, novela apresentada originalmente pela finada Manchete, há cerca de 30 anos, um dos maiores sucessos da televisão brasileira, voltando a ser exibida recentemente através de um remake, pela Rede Globo. O folhetim tornou a repetir o grande sucesso de audiência, desta feita na TV dos Marinho.

A novela retrata o Pantanal, uma das mais bonitas regiões do Brasil e porque não dizer do mundo, ainda com muita água, plantas, rios, grande diversidade de animais, a exemplo de cobras sucuris, onças pintadas, jacarés… com criação de gado a se perder de vista, além de tantas outras riquezas. Sem contar a cultura riquíssima de um povo acolhedor, trabalhador e hospitaleiro…

Novela que chamou a atenção para uma região lindíssima e muito rica, presente ímpar de Deus e da mãe natureza, que infelizmente está sendo destruída pela avareza e ganância do homem que só pensa no lucro.

Vale destacar aqui o brilhante trabalho de interpretação do “Velho do Rio”, o homem que virava sucuri, para defender os seus e a natureza, de “Juma Marruá”, a mulher que virava onça, de “José Leôncio”, fazendeiro, de “Filó”, mulher de Leôncio, de “Maria Bruaca”, esposa do vilão “Tenório”, de “Trindade”, que tinha um pacto com o “Cramunhão”, sem contar os demais atores e atrizes, equipes de direção e técnica, que também brilharam nos seus trabalhos.

Como lição, Pantanal nos deixa nesses tempos de radicalismos políticos que o Brasil está atravessando, que se não for contido levará nossa nação por caminhos perigosos, vale a pena refletir sobre a frase de Benedito Rui Barbosa pronunciada no final da novela, no quadro abaixo.

Pra finalizar, vale a pena perguntar: O que nós brasileiros vamos fazer com o fim da novela Pantanal? Já estou com saudade, e você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *