
Hoje, 12 de outubro, o dia das crianças, porém vale dizer que todo dia é dia de criança. Criança, pela sua própria condição, o ser humano mais frágil e indefeso no mundo dos homens e mulheres, muitos deles maus.
Vítimas diretas das guerras, de todo tipo de violência, da fome, da marginalidade, das drogas, da exploração sexual, das ruas e assim por diante. Tudo isso em pleno século XXI.
No dia das crianças vejamos o que diz e o que nos ensino Jesus Cristo, sobre os pequeninos e pequeninas que Ele tanto amava e continua amamndo. Sendo assim, enquanto é tempo, vamos ler, refletir e colocar em prática sobre o que nos ensina o Filho de Deus, a respeito das crianças.
“Deixem vir a mim todas as criancinhas e não as impeçam, pois das tais é o Reino dos Céus” – este é o chamado amoroso de Cristo a todos os pequeninos. Jesus demonstrou o Seu grande amor e cuidado pelas crianças e por todos os mais vulneráveis em diversas passagens. Jesus abençoou crianças, curou, alimentou e as recebeu junto à multidão que O seguia.
Em um de Seus ensinos, Jesus disse que precisamos nos converter e ser como crianças para, assim, podermos entrar no Reino dos Céus. Jesus também falou sobre as crianças, dando o Seu exemplo de sinceridade e humildade para ensinar lições importantes sobre singeleza de coração e fé genuína.
Além disso, Jesus se identificou de tal forma com as crianças que realçou: “quem recebe uma criança como esta em meu nome, recebe a mim”. Do mesmo modo, advertiu que, se alguém fizer pecar um dos pequeninos que creem n’Ele, as consequências serão muito duras.
Em diversas passagens, Jesus e as crianças nos apontam os valores fundamentais para alcançarmos o Reino de Deus. Com simplicidade, humildade e a fé verdadeira de uma criança, precisamos buscar o Senhor de todo coração e aprender essas preciosas lições na Palavra de Deus.
Jesus abençoando as Crianças
¹³ Certo dia, trouxeram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas e orasse em seu favor, mas os discípulos repreendiam aqueles que as traziam.
¹⁴ Jesus, porém, disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são como elas”.
¹⁵ Então, antes de ir embora, pôs as mãos sobre a cabeça delas e as abençoou.– Mateus 19:13-15
Todas as crianças são preciosas para Deus. Apesar de serem desprezadas em várias culturas e épocas, Jesus valoriza os pequeninos, recebe-os com amor e atenção e os abençoa. Jesus se identificou com as crianças, dizendo que o Reino dos Céus pertence a quem é semelhante a elas.
Jesus ensina humildade com o exemplo das crianças
¹ Nessa ocasião, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: “Afinal, quem é o maior no reino dos céus?”.
² Então Jesus chamou uma criança pequena e a colocou no meio deles.
³ Em seguida, disse: “Eu lhes digo a verdade: a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus.
⁴ Quem se torna humilde como esta criança é o maior no reino dos céus,
⁵ e quem recebe uma criança como esta em meu nome recebe a mim.”
⁶ Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequeninos que em mim confiam, teria sido melhor ter amarrado uma grande pedra de moinho ao pescoço e se afogado nas profundezas do mar.– Mateus 18:1-6
