A água é um recurso natural de extrema importância para o planeta, pois, sem ela, não existiria vida. A água é fundamental para assegurar a sobrevivência de seres vivos – tanto animais quanto plantas – e também é responsável por equilibrar e conservar a biodiversidade e pela regulação do clima.

Para os seres humanos, a utilidade da água vai além do seu próprio consumo, sendo essencial para outras atividades como: agricultura, indústria e higienização.

Aproximadamente 70% da superfície da Terra é coberto por água, mas isso não quer dizer que é um recurso infinito. Na verdade, a maior parte dessa água não é própria para o consumo humano. Não apenas isso, mas a distribuição da água é desigual em diferentes partes do planeta.

Portanto, o ideal é que o consumo e planejamento da gestão da água sejam feitos de forma consciente, levando em consideração todas essas questões. 

Sabendo que a água é vital para a sobrevivência de todos os seres vivos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1992, a data comemorativa do “Dia Mundial da Água”. 

Estabelecida no dia 22 de março, essa data tem como objetivo de alertar sobre a importância da preservação da água, além de colocar em discussão e reflexão assuntos importantes sobre a economia e respeito com esse recurso hídrico.

Monsenhor Expedito, o Profeta das Águas

No Dia Mundial da Água, não podemos deixar de lembrar do nosso eterno Profeta das Águas, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, ele que durante a sua vida terrena, lutou com todas as suas forças para levar água potável de onde tem para onde não tem, para acabar com a sede, especialmente do povo mais humilde, a grande maioria. Luta concretizada pela construção da Adutora que leva o seu nome, que atualmente contempla milhares de pessoas, em diferentes regiões do RN, dentre elas, a região que ele mais amou, a Potengi.

Viva Monsenhor Expedito.

Categorias