As provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, organizado pelo IBGE, serão aplicadas neste domingo (10). Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Foram 13.850 inscritos no total para os dois cargos, sendo 7.969 para as vagas de recenseador e 5.881 para concorrer aos cargos de agente censitário. Natal, Mossoró e Parnamirim lideraram o número de candidatos em todos os cargos. Pedra Preta (3), Tibau (3), Parazinho (4) foram os municípios com o menor número de inscritos para o cargo de recenseador. Sendo os dois últimos também responsáveis pela menor demanda registrada no estado, que foi igual a 1. As maiores demandas foram de Paraná (11,67) Riacho de Santana (10,33), São Francisco do Oeste (10).

Em relação ao edital de ACM e ACS, Janduis foi a cidade com o menor número de inscritos (4), seguida por Coronel Ezequiel e Espirito Santo, ambas com 5. Na demanda, as menores ficaram por conta de Espirito Santo (2,5), Janduis (4) e Maxaranguape (4,5). As maiores demandas foram Portalegre (28), Apodi (24,4) e Umarizal (24).

O IBGE vai selecionar 3.364 servidores temporários para o Censo no RN, sendo 2.931 para recenseador, e 151 para agente censitário municipal e 284 para agente censitário supervisor. As vagas estão distribuídas nos 167 municípios para recenseador, e em 127 municípios para agente censitário.

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, 11 de abril, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

Tribuna do Norte

Categorias