O Rio Grande do Norte publicou, na edição do Diário Oficial desta terça-feira, uma nova recomendação tratando sobre medidas não farmacológicas para a contenção da covid-19 em todo o estado. A medida trata desde o uso de máscaras até o incentivo à vacinação.

Na portaria, assinada pelo secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, é levado em consideração o “o aumento exponencial dos casos da Covid-19 em alguns países, no Brasil e em estados vizinhos e no Rio Grande do Norte”. Segundo o texto, na última semana, foi observado um aumento número de casos da covid-19, com 617 casos confirmados registrados até o dia 3 de junho, e com 125 casos notificados e confirmados nas últimas 24 horas.

Por isso, a portaria recomenda a utilização de máscaras em ambientes fechados, incluindo transportes públicos, unidades de saúde e escolas, assim como também foi sugerido à população a adoção de outras medidas, incluindo o protocolo sanitário, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

Ainda na portaria, o Estado reforça a necessidade de cumprimento do ciclo vacinal, incluindo as doses de reforço contra a covid, e a ampliação das testagens de pessoas sintomáticas e das assintomáticas que tiveram contato com infectados. Os resultados, inclusive, devem ser informados à Sesap.

A medida entra em vigor imediatamente e não tem prazo de validade.

Tribuna do Norte

Categorias