Foto ilustrativa/Reprodução

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) a previsão climática para os meses de janeiro e fevereiro de 2024, estação pré-chuvosa, deverão apresentar acumulados de chuva acima do normal, devido a atuação de sistemas meteorológicos transientes como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS), Sistemas Frontais e Linhas de Instabilidades. “Os primeiros dias de janeiro registraram chuvas em todas as regiões do estado. As análises indicam que partir da segunda quinzena chuvas mais intensas deverão voltar a ocorrer devido a presença desses sistemas”, disse Bristot.

As primeiras análises sobre a previsão para a quadra chuvosa no interior (março, abril, maio) indicam a tendência de chuvas abaixo do normal, mesmo com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico responsável pelas chuvas no interior do estado nesta época do ano. “Estamos analisamos semana a semana, mês a mês para elaborarmos a previsão mais próxima da realidade”, explicou o meteorologista.

A previsão de volumes médios mínimos para o estado para o estado são 60,4mm (janeiro 2024) e 92,9mm (fevereiro). Em março, o máximo esperado é de 159,7mm.

Acesse o sistema de monitoramento por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

Com informações da EMPARN

Categorias