PGR pede reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Cézar Feitoza/ICL Notícias – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quarta-feira (15) ao STF (Supremo Tribunal Federal) a reabertura da investigação sobre a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Polícia Federal.

Segundo Gonet, a nova frente da investigação será o possível vínculo da interferência na PF com a Abin paralela e a propagação de ataques sistemáticos a autoridades.

“A manifestação é pelo retorno dos autos à Polícia Federal para que seja realizada a seguinte diligência, sem prejuízo de outras que a autoridade policial julgar necessárias”, diz Gonet.

O pedido de reabertura da investigação será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Em manifestação anterior, a PGR sugeriu o arquivamento do inquérito por falta de provas.

bolsonaro e pgr

A investigação sobre a suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal foi aberta em 2020. Na época, o então ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão e disse que Bolsonaro tentou intervir politicamente na PF, com mudança de diretores e na condução de inquéritos relacionados aos seus familiares.

Gonet diz que, pelo depoimento de Moro, a reclamação de Bolsonaro era sobre a “falta de acesso a relatórios de inteligência da PF”.

Investigações sobre Bolsonaro
A Polícia Federal encerrou o inquérito sobre Bolsonaro em 2020, após concluir não haver indícios de que o ex-presidente interferiu na corporação para proteger aliados e familiares ao trocar o comando do órgão.

No relatório, a PF afirma que em dois anos de apuração “nenhuma prova consistente” da interferência de Bolsonaro foi encontrada e que todas “as testemunhas ouvidas foram assertivas em dizer que não receberam orientação ou qualquer pedido, mesmo que velado, para interferir ou influenciar investigações”.

[Continua no site[

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *