Por Santo Tito

Esse “Sete de Setembro” agraciou São Paulo do Potengi com duas novas aquisições para incorporar ao seu patrimônio Cultural. Primeiramente, com a mudança na gestão da Escola Municipal Vereador Luiz Antônio Dias Campos para cívico-militar, o Sr. Franklland Mota de Azevedo. O Capitão Mota, recentemente egresso da Policia Militar onde atuava como membro da Banda, aliado à dois colegas de farda, foi incluído no quadro de cadastro da citada escola. Iniciando em 1992 na Lira Potengiense, em 1993 entrou na polícia militar do estado do Rio Grande do Norte onde foi servir na banda de música. Em 95 foi promovido a Sargento. Nos anos seguintes foi galgando todas as graduações do quadro de praças da PMRN. No ano de 2015 viajou para o Rio de Janeiro afim de realizar o Curso de habilitação de Oficiais Músicos na academia Dom João VI, sendo promovido ao posto de 2° Tenente. Voltando em 2016 assumiu o comando da agora Companhia de música da Polícia Militar, CPMus ficando até 2023, quando chegou ao posto de Capitão. Com o seu retorno à cidade natal, passou a ser um dos recursos humanos mais importante da nossa comunidade. Baseado no seu carisma e inegável conhecimento musical, tendo como professor-mestre-maestro o saudosíssimo Tiãzinho, hoje tornou-se nosso MOR da Banda Lira Potengiense.

Também, nesse dia 7 de Setembro, ano dos idos de1822, tempo em que o país se separou tanto política quanto economicamente de Portugal, tivemos a rara felicidade de podermos contar com a inclusão de outra peça chave na educação cultural do município. Na mesma área carente que não mais conta com a presença do nosso Grão-Mestre. Agora, vinda da cidade de Tangará, surge uma figura simpaticíssima que chega para incluir no nosso cotidiano cultural mais um grupo dos supostos invisíveis que residem em nossas periferias. Com esse abarcamento criou-se uma figura necessária e de significativa importância para a condução de nossos menores por caminhos bem mais edificantes: A Banda Fanfarra Doutor Gileno Pereira Souto, com quarenta componentes, criada há menos de dois meses. Naturalmente que esta é mais uma das iniciativas bem-sucedidas do Executivo local.

O mais interessante é que, após o momento solene de hasteamento das Bandeiras, ficou nítida a importância de uma Janille Nogueira Alves Santos na presença daquela garotada recém-saída do aleitamento materno. O seu domínio sobre aqueles jovens, acertadamente com um diminuto número de adultos, era visível.

Janille é aquela mesma vinda da cidade de Tangará através de um Processo Seletivo Simplificado para professora de música que ocorreu no ano de 2023. No seu currículo esta demonstrada toda a sua capacidade para guiar esses meninos. Tendo noção pratica dos instrumentos de percussão e sendo saxofonista, dá aula de instrumentos de sopro, flauta e violão.

Porém, uma coisa precisa ficar bem claro: a Janille, desde o momento em que teve seu primeiro contato com o prefeito local foi alertada sobre sua principal função dentro da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – SEMTUC : a criação e funcionamento de uma banda de música.

Categorias