Por Santo Tito

O reordenamento da política local já está se planejando para o futuro escrutínio de 2028. Alguns grupos se formam prevendo o fortalecimento de suas bases.
A leitura que se faz sobre as movimentações que objetivam suceder a atual administração, cujo final está programado para dezembro de 2028, são, no mínimo, um recado do que acontece nos porões da nossa pólis.
As alianças, coligações, confrarias que atualmente estão em pura efervescência, é o mesmo que uma bateria de escola de samba esquentando os tamborins para tocar afinado com o puxador do samba-enredo.
Sabedores que somos das dificuldades que terá nas mãos o executivo em exercício para organizar a sua plataforma, naturalmente propenso a fortalecer uma base de sustentação que visa uma possível sucessão, não será uma tarefa tão simples. Os pretendentes já existem. O problema está na escolha do melhor nome/caminho. Mas…bem!…Nomes? Não, é muito cedo para esse tipo de especulação. Apenas sabemos que nessa colcha de retalhos vai ser muito difícil construir o desenho que satisfará aos gregos e aos troianos.

O ponto de partida ficará a cargo da futura Presidência da Câmara de Vereadores, majoritariamente modificada, a ser empossada no primeiro dia do próximo ano. Fato esse que vai delinear várias tendências que estarão tomando as suas posições no tabuleiro do xadrez. Neste JOGO a movimentação da rainha a torna uma das pedras mais importantes, pois, para defender o rei, é quem tem a maior mobilidade. Porém, a jogada que a tornará potencialmente mortal, vai depender da inteligência criativa, da arte e da argúcia do jogador que manipulará os seus deslocamentos, já que ela é apenas uma das peças na bandeja.

Dada a partida, o técnico fará a sua convocação de acordo com o esquema tático que pretende desenvolver para enfrentar cada momento/movimento dos diferentes adversários em 2031.
Epa! E já vai aí? Minha Nossa Senhora!

Categorias