Hoje, 3 de dezembro de 2022 completa 79 anos que Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros chegou a São Paulo do Potengi, para ser o primeiro pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo, criada três dias antes, 30 de novembro de 1943.

Monsenhor Expedito, o maior benfeitor dos potengienses, passou 56 anos em nosso meio, conduzindo a contento, o rebanho católico da ribeira do Potengi.

No seu livro “Pelos Caminhos do Potengi” o próprio Profeta das Águas conta a sua chegada, a cidade que ele adotou como sua.

” A paróquia de São Paulo do Potengi foi criada no dia 30 de novembro de 1943. Fui nomeado seu primeiro vigário e, 3 dias depois, com meu pai e Manoel Henrique de Azevedo, representante do lugar, cheguei aqui na boleia do caminhão de Pedro Azevedo, de Barcelona. Fiquei hospedado durante alguns meses na pensão de Neco de França pois não havia casa paroquial.

No domingo, 5 de dezembro, na capela tornada matriz, na missa das 9 horas, tomei posse da paróquia perante uma verdadeira multidão de gente. Assinaram a ata comigo, Manoel de Azevedo e Arnaldo Pereira do Lago.”

Categorias