Na manhã dessa terça-feira, 17 de agosto, aconteceu uma importante reunião no CENTRAF, localizado no Novo Juremal, em nossa cidade, com o objetivo de discutir o uso racional da água da Barragem Campo Grande, especialmente pelos produtores rurais e agricultores familiares que possuem suas propriedades na parte leste da Barragem. Ou seja, Rio Potengi abaixo.

Do evento, promovido pela Secretaria de Agricultura de São Paulo do Potengi, participaram: o Secretário Municipal de Agricultura, Neílson Azevedo, o Diretor Geral do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte, Auricélio Costa, representantes da EMATER/RN e de Sindicatos Rurais, vereadores potengienses, João Cabral, Kekel e Rodrigo, além de agropecuaristas de nosso município e de São Pedro.

Na ocasião foram discutidos dentre outros pontos, o aumento da vasão da comporta, com o objetivo de perenizar o Potengi, visando fornecer água para criadores que precisam do precioso líquido para saciar a sede de seus animais e para irrigação. Para tanto, se faz necessário a inscrição de quem precisa da água através da liberação de outorga pelo IGARN, para que ela seja melhor distribuida.

Na oportunidade foi escolhida uma comissão formada por vários membros, que servirá de ponte articuladora entre o Instituto de Gestão de Água, outras instituições e os produtores.

Atualmente, o reservatório que tem capacidade para armazenar 23 milhões de metros cúbicos de água está com 9,2 milhões de metros cúbicos.

Nos próximos dias 1º e 2 de setembro haverá um grande mutirão no CENTRAF, em nossa cidade, para inscrições e entrega de outorgas.

Maiores informações sobre o tema, na EMATER e na Secretaria de Agricultura locais.

Voltaremos ao assunto.

Categorias