Em julho de l996, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, acompanhado por Couto da EMATER, Davina, Alba, Santo Tito, Hugo Tavares e Luizinho, esteve em Cabrobó, Pernambuco, nas margens do Rio São Francisco, local onde anos depois, teve início a Transposição do Rio levando água de boa qualidade para quatro estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Projeto que contempla 250 municípios e 12 milhões de pessoas.

Monsenhor Expedito, o Profeta das Águas, Ele que mobilizou os potiguares na luta pelas adutoras, e que em vida viu a sua luta concretizada. Monsenhor, que ao terminar a solenidade de inauguração da Adutora, em nossa cidade, alguém lhe disse: “Monsenhor Expedito, missão cumprida”. Ele respondeu: ” A minha missão está cumprida. A missão de vocês continua pois vem aí a luta pela Transposição do São Francisco”.

Transposição iniciada no Governo Lula, passando por Dilma Russef e Michel Temer, sendo concluída pelo atual presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro, que na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro estará na cidade de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, inaugurando a chegada da água do “Velho Chico”, em terras potiguares. Um sonho de mais de mais de 100 anos sendo concretizado.

Imagine a alegria do Profeta das Águas, lá do Céu vendo a água do São Francisco banhando o semiárido nordestino. Monsenhor, que no seu discurso, no dia 14 de maio de l999, por ocasião da inauguração da chegada da água da Adutora que leva seu nome , em nossa cidade, com a Praça da Matriz completamente lotada de gente vinda de toda parte, falou : ” O sonho da Adutora está concretizado, porém quando será que um homem de coragem vai realizar o sonho da Transposição do São Francisco”?

23 anos depois da profética pergunta de Monsenhor, o sonho está sendo realizado.

Foto 01: Local do São Francisco visitado por Monsenhor (e comitiva), em Cabrobó/PE, em l996, onde começa a Transposição.

Foto 02: Comitiva de São Paulo do Potengi, em 2016, no mesmo local visitado por Monsenhor, 20 anos antes.

Foto 03: Júnior(irmão do editor deste blog e Lula da Carne) no São Francisco, no local visitado por Monsenhor Expedito, ao lado da 1ª Estação de Bombeamento, já com dois canais funcionando tirando água do “Velho Chico”.

Em tempo: A visita da comitiva potengiense feita em 2016, ao percurso da Transposição teve a cobertura completa do editor deste Blog. Em homenagem a chegada da água do São Francisco a terra de Poti mais bela, publicaremos aqui outras imagens da referida visita.

Categorias