Hoje, 3 de dezembro, é uma data histórica para São Paulo do Potengi, pois num dia como hoje, 3 de dezembro de 1943, chegava a nossa cidade, para assumir a paróquia criada 3 dias antes, o padre Expedito Sobral de Medeiros. Sacerdote que por 57 anos pastoreou o rebanho católico potengiense, sendo o maior benfeitor desta terra banhada pelo Rio Potengi.
É o próprio Monsenhor Expedito que conta a sua chegada a nova paróquia, no livro escrito por ele, “Pelos Caminhos do Potengi”.
“No dia 30 de novembro de 1943 foi criada a paróquia de São Paulo do Potengi. Fui nomeado seu primeiro vigário e, 3 dias depois, com meu pai e Manoel Henrique de Azevedo, representante do lugar, cheguei aqui na boleia do caminhão de Pedro Azevedo, de Barcelona.
Fiquei hospedado durante alguns meses na pensão de Neco de França, pois não havia casa paroquial. No domingo, 5 de dezembro, na capela tornada matriz, na missadas 9 horas, tomei possa da paróquia perante uma verdadeira multidão de gente. Assinaram a ata comigo, Manoel de Azevedo e Arnaldo Pereira do Lago. Percebi logo que tinha sob meus cuidados um povo religioso.”