
DCM- O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas de tempestades para nove estados, com validade até amanhã, abrangendo regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão indica acumulados de até 100 mm em 24 horas, ventos que podem chegar a 100 km/h e risco de queda de granizo.
Segundo o instituto, essas áreas também estão sujeitas a cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações, exigindo atenção redobrada da população. Estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os mais afetados.
Em paralelo, outras dez regiões do Norte e Centro-Oeste receberam alerta de chuvas intensas, com volumes de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Embora o risco estrutural seja menor nessas áreas, ainda há possibilidade de transtornos pontuais.
O Nordeste vive uma situação diferente: baixos índices de umidade devem persistir até amanhã, chegando a níveis entre 30% e 20%, comparáveis aos de clima desértico. A baixa umidade atinge áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. O ideal para a saúde humana seria entre 40% e 60%, o que reforça o caráter de atenção do alerta.
