
Por Santo Tito
A data da fundação de São Paulo do Potengi é 30 de dezembro de 1943, quando foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 268. A cidade foi criada a partir do distrito de São Paulo do Potengi, que foi desmembrado de Macaíba em 1938.
São Paulo do Potengi passou muito tempo estagnada entre os bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Santos Dumont, Assunção, Santa Clara, João XXIII, Campo Grande, Juremal, Alto do Potengi. Porém, rapidamente esses bairros mais recentes (Santa Clara, João XXIII, Campo Grande, Juremal) cresceram e começaram a ganhar calçamento, excetuando o Alto do Potengi.
O bairro Assunção era praticamente um sitio colado ao Hospital Regional, que passa a ser ocupado a partir da construção da Barragem Campo Grande, inaugurada em 20 de fevereiro de 1986 pelo governador José Agripino Maia e pelo prefeito Geraldo Macêdo Costa. Quem lembra de Cícero Gabriel? Se olharmos para fotos de quarenta e cinco anos passados, referentes àquelas áreas adjacentes ao Hospital Regional, que dão continuidade à Rua Manoel Henrique em direção ao Rio Potengi, veremos um descampado natural referente à área rural.
Espelhando-nos nesse histórico, o sítio de Cícero Gabriel deu origem à continuidade da rua Oscar Marinho, cujo último quarteirão faz divisa com o Rio Potengi. Espaço este em que as casas têm suas frentes do lado da sombra. Assim o pedaço de rua da Manoel Henrique que ficou com os fundos dessas construções naturalmente não estava sujeito a uma atenção maior. Por essa razão o calçamento foi efetuado até o quarteirão ocupado pelo Hospital Regional.
Mas, para regozijo dos atuais moradores, esse pequeno esquecimento da administração municipal foi equacionado a partir do dia onze de agosto do corrente ano (2025), dando lugar ao maravilhoso calçamento da rua Manoel Henrique, quando foi efetuado, com todas as honras, o sepultamento da Rua do Abandono.
Ninguém sugeriu ou mesmo solicitou que fizéssemos um agradecimento público aos arautos da nossa magnânima prefeitura, mesmo porque a poeira impede ou pelo menos impedia a comunicação entre vizinhos, pois eram proibidos de sentarem na frente de suas casas. Independente disso somos todos gratos pelo esforço concentrado que demandou apenas três semanas para conclusão da obra.
Agora que o benefício está entregue, cuidar para não depauperar o bem público que desde a fundação do município era esperado pelos residentes.
Até que enfim! São Paulo do Potengi sorri. São Paulo do Potengi aplaude. São Paulo do Potengi não mais sonha. Agora é realidade.
