
O presidente Lula (PT) durante entrevista ao The New York Times. Foto: Victor Moriyama
DCM – O presidente Lula (PT) afirmou que tem buscado contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não tem obtido resposta. A declaração foi feita em entrevista ao New York Times, publicada na madrugada desta quarta-feira (30).
“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, disse Lula. “Eu designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que todos conversem com seus equivalentes nos EUA para entender qual é a possibilidade de conversa. Até agora, não foi possível.”
O petista ainda reclamou que Trump não tem respondido às tentativas de negociação e que representantes brasileiros já conduziram ao menos 10 reuniões com membros da Secretaria de Comércio dos EUA (USTR).
Essa foi a primeira entrevista concedida por Lula ao jornal norte-americano em 13 anos. O artigo, traduzido para o inglês, foi compartilhado pela Presidência da República.
As declarações acontecem às vésperas da entrada em vigor do tarifaço anunciado por Trump, que prevê uma sobretaxa de 50% sobre as importações brasileiras nos EUA. As novas tarifas devem começar a valer nesta sexta-feira (1º), caso não haja recuo por parte do governo americano.
