Polícia Federal prende ex-diretor da Petrobras e executivos de 9 grandes empreiteiras do Brasil

Renato Duque é levado à sede da PF no Rio - Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
Foto: Márcia Foletto – Agência o Globo

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (14) a sétima fase da Operação Lava Jato, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.

 A Petrobras está no centro das investigações da Lava Jato, desencadeada em março para desmontar um suposto esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões, segundo a Polícia Federal.

Até as 11h, tinham sido cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 14 de prisões temporárias e seis de condução coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.

Um dos detidos nesta sexta pelos 300 agentes federais envolvidos na operação é o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. 

Entre os alvos dos mandados de prisão, estão executivos de grandes empreiteiras, entre os quais os presidentes da Camargo Correa, Dalton dos Santos Avancini, e da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho – até a ultima atualização não havia a confirmação da execução das prisões desses dois executivos.

Indicado para o cargo pelo PT, Renato Duque foi preso em casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conduzido para a superintendência local da Polícia Federal. Em depoimento à PF e ao Ministério Público no mês passado, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e atualmente cumpre prisão domiciliar, disse ter conhecimento de irregularidades praticadas na Diretoria de Serviços, na época em que foi comandada por Duque.

Em depoimento à PF e ao Ministério Público no mês passado, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e atualmente cumpre prisão domiciliar, disse ter conhecimento de irregularidades praticadas na Diretoria de Serviços, na época em que foi comandada por Duque.  G1

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-nova-fase-da-lava-jato-pf-prende-ex-diretor-da-petrobras,1592733

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-nova-fase-da-lava-jato-pf-prende-ex-diretor-da-petrobras,15

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *