Monsenhor Expedito: “Nunca me desanimei por não ver o resultado do que foi plantado”

Monsenhor Expedito, ladeado por Alba, Dom Hélder Câmara e um grupo de paroquianos, em 20.11.1989

No ano do centenário do seu nascimento, para reflexão dos nossos leitores e por ser domingo, publicamos um trecho (bastante atual), escrito por Monsenhor Expedito Medeiros, que está no seu livro: “Pelos Caminhos do Potengi”:

É preciso nos revestirmos das entranhas da misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não podemos aconselhar a violência que, além de antievangélica, nunca resolveu nada; os oprimidos de hoje poderão ser os opressores amanhã. Mas a denúncia evangélica e a educação para a civilização do amor, da reconciliação dos homens entre si e com Deus dão pra fazer os degraus do menos bom para o bom, do bom para o ótimo, do ótimo para o santo.

Nunca me desanimei por não ver o resultado do que foi plantado. Eu sei que o crescimento do reino de Deus é misterioso: está entre a graça de Deus e a liberdade humana e não é a mesma coisa que o crescimento social ou econômico (GS39). Ao padre compete somente fazer o que São Paulo fez: “Eu plantei, Apolo regou, mas quem faz crescer é Deus” ( 1 Co. 3,6). Nem mesmo o secularismo e a modernidade me fazem medo: Tenham confiança, eu venci o mundo”, disse Jesus (Jo 16,33).

Agarrei-me ao ensinamento do Concílio, aos documentos do Papa e da CNBB, e caminho nesta fé: Jesus Cristo é o Senhor da História e o mundo caminha para Deus. Leio sempre, afim de não ficar para trás”.

Um comentário

  1. Obrigado equipe do blog por palavras tão simples e objetivas nesse momento essas frases foram muito importantes para mim. MUITO OBRIGADO!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *