
Na noite desta sexta-feira (16), por ocasião da Missa em Ação de Graças pelos 15 anos de Monsenhor Expedito, celebrada na Matriz de nossa cidade, com a participação de muita gente, poeta popular e expeditiano, Hugo Tavares, uma das pessoas que acompanhou o Profeta das Águas na luta pelas Adutoras, ao usar da palavra, afirmou: “O movimento ‘Como Conviver Com a Seca’, liderado por Monsenhor Expedito, com o apoio da Igreja Católica, foi o maior Movimento de Cidadania do Rio Grande do Norte no Século XX”.
Na oportunidade, Hugo lançou a Campanha “A Luta pelo Canal Monsenhor Expedito”. A proposta apresentada pela Associação Norteriograndense de Rádios Comunitárias, trata da construção de um canal aberto com 130 quilômetros de extensão, 8 metros de altura e 10 de largura, levando água do Rio São Francisco pela Barragem do Açu, para duas regiões secas do estado: Sertão Central e Potengi, beneficiando inicialmente os municípios de Açu, Itajá, Angicos, Fernando Pedrosa, Lajes, Caiçara do Rio do Vento, Rui Barbosa, Riachuelo e São Paulo do Potengi. O canal que jogará águas na Barragem Campo Grande beneficiará mais de 150 mil pessoas.
A Campanha homenageará Monsenhor Expedito e adotará a mesma estratégia do movimento “Como Conviver Com a Seca”. Serão organizadas reuniões com lideranças comunitárias e as populações dos municípios que se interessarem pela realização do canal.
A proposta a ser consolidada será, então, apresentada ao Governo do Estado para estudos de viabilidade técnica, econômica, social e execução da obra.
A participação da população será estimulada principalmente pelas redes sociais.
