Foto acima: do autor da Homenagem a Dona Nini, em nome da APLA, Professor e Escritor José Ferreira da Rocha.
No dia primeiro de 2024, a Professora Nini “fechou seus olhos, para nos ver melhor”. Ela, agora, nos vê, no Sentido Metafísico, Místico e Espiritual, assim como os Santos que viam com os olhos de Deus. Ela, agora, tem um Olhar que ultrapassa a casca da coisas e penetra o íntimo das pessoas.
Para ela, morte era um nome errado; Transformação era o nome certo, pois nossa Vida, uma vez ativada, não terá mais fim só será transformada.
O Corpo que Nini carregava não era o seu corpo definitivo, era o que a natureza lhe emprestara e não poderia durar para sempre. O seu Corpo definitivo já foi modelado pelo próprio Deus e, com certeza, durará para sempre. Tudo isto porque, quando em vida, Ela tinha consciência de que um pequeno Gesto de Amor Verdadeiro valeria mais que toda a Matéria e Energia do Universo juntas.
A sua caminhada, neste mundo, foi sempre de muito Otimismo e muita Fé. Nini não conhecia a Assombração do Impossível. Ela tinha a Esperança como uma Certeza. Valorizava ao máximo as pequenas coisas e vibrava, jubilosa, com o seu sucesso pessoal, justo e merecido, dando o melhor de Si mesma às causas justas.
Foi uma Servidora da Educação e Servidora das Letras. Sempre teve o ideal de Servir, resultante de uma força recôndita, insuperavelmente bela, que vinha do seu âmago, do infinitamente íntimo, e concretizava no objetivo maior de sua Vida. Hoje, a Caríssima NINI, sua Alma já brilha à luz das Estrelas, e se aquece ao calor do Sol Divino.
Eis a nossa Homenagem a tão insigne Figura humana. Aquela que a todos procurou dar um testemunho visível de sua marcante Personalidade. Aquela que cumpriu, fielmente a Missão, que por Deus lhe foi confiada, Educando para a Vida e Educando para a Fé. Aquela cuja Alegria lhe saia do Coração; Aquela cujo Sorriso iluminava o nosso Rosto, Aquela cuja Presença nos Fazia Felizes.
Professor José Ferreira da Rocha e todos os que fazem a Academia Potengiense de Letras e Artes – APLA