O WhatsApp lançou no Brasil nesta 5ª feira (26.jan.2023) o “Comunidades”, recurso que permite criar grupos maiores e enviar mensagens para até 5.000 pessoas. A funcionalidade estava prevista para ser liberada em 2022, mas o lançamento foi adiado por causa do período eleitoral.
Segundo a Meta, a ideia do novo recurso é juntar grupos em tópicos de discussões semelhantes para facilitar a comunicação com um número maior de pessoas.
“Por exemplo, acreditamos que as Comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias”, disse a empresa.
O “Comunidades” começa a ser liberado para os usuários na 5ª feira (26.jan), mas de maneira gradual.
O lançamento do recurso estava previsto para ser liberado em abril de 2022, mas foi adiado depois de o presidente-executivo do app, Will Catchart, e informar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não faria mudanças na plataforma durante o período eleitoral.
À época, o Ministério Público federal recomendou à empresa que não liberasse o recurso durante o período das eleições para impedir a propagação de fake news.