Por Santo Tito
Ela, a periferia, não quer muito. Ela só quer ser vista, que saibam que ela existe. Um exemplo disto é só ver as ruas fronteiriças e com ladeiras no final do Bairro Novo Juremal, depois dessa maravilhosa invernada. Seria tão custoso calçar aquelas que têm o acesso mais difícil?
Vamos entender melhor o que se pretende ao relatar tais fatos. Numa das administrações de Naldinho, São Paulo do Potengi recebeu uma enxurrada de departamentos com direcionamento, não exclusivo, para assistir essa população a que, exaustivamente, nos referimos.
Porém, existia a necessidade de que a Assistencia Social, através de visitas voluntárias, ou até mesmo programadas por seus profissionais, estivesse presente a fim de que não fosse necessário “jogar pérolas aos porcos”. E assim era feito pela, então, secretária de assistência social. A ambição daquele grupamento social era apenas a continuidade, a perenidade, a periodicidade daquilo que era bom, com o qual já haviam se acostumado e que achavam não mais perderiam.
Relatos/retrato da desenvoltura da Secretária de Assistencia Social
“Um dos dados mais importantes que eu achava nela era o atendimento pessoal aos que precisavam da assistência. Ouvindo a todos, encaminhando para a solução dos seus problemas e cobrando de todos a agilidade na solução. ”
“As pessoas confiavam a ela todos os seus problemas, depois é que falavam com assistente social ou psicóloga. Primeiro queriam que ela as escutassem, pois confiavam porque sabiam que ela encontraria uma solução. ”
“Disso o povo sente falta. E você deve lembrar que aprendeu com a sua avó e Monsenhor Expedito a acolher a todos que te procuravam com respeito, dignidade e amor. ”
“É muito humilhante ter que pedir. E imagine para uma pessoa desconhecida e que nem olha na tua cara. ”
“Esse dom Deus te concedeu e por isso ele te ama tanto, porque você nunca esqueceu. ”
Com ou sem o pitaco da Secretaria de Assistencia Social, os programas que seguem por si só dão conta do seu direcionamento.
IMPLANTAÇÃO: do Programa SESC-Ler no Novo Juremal; do Programa CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – no Novo Juremal; do Centro de Saúde da Mulher no anexo da Policlínica do Novo Juremal; da Farmácia Básica do Município; da distribuição de água na zona Rural de forma agendada; da distribuição de água na zona Rural de forma agendada; da CENTRAL DE REGULAÇÃO no Município; do Programa do Transporte de Pacientes para Natal e Santa Cruz; do Programa CRAS; do Programa CREAS; do Programa CRIANÇA FELIZ; do Programa de combate e controle do Glaucoma; do Programa Municipal Limpa Fossas; do Programa Restaurante Popular;………..
Com os valores que norteiam as ações da SMTHASC que são: respeito, compromisso, responsabilidade, transparência e ética, São Paulo do Potengi foi referência na gestão de assistencia social – com um IDSUAS nota 10, ao propiciar à população em situação de vulnerabilidade e risco social o acesso aos direitos socioassistenciais e constitucionais.
Na Bahia, o encontro de líderes vitoriosos da Assistência Social do Brasil, durante o 7º Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistências, entregou o Prêmio “Responsabilidade Social 2014” Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social – IGDSUAS, que é o instrumento de aferição da qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, bem como da articulação intersetorial, no âmbito dos municípios.
Se o eleitor sair da urna com a consciência do dever cumprido e com a moral sem mácula, ele realmente assim o fez porque acredita que é quem irá melhorar o padrão de vida da periferia.