Foto: Reprodução

Esta é a primeira sondagem realizada após o comício de Lula na Zona Norte de Natal, na última quarta-feira (16).

A mais recente pesquisa do instituto Ranking Brasil Inteligência para as eleições em Natal, divulgada nesta segunda-feira (21) pelo portal O Potengi, traz os números da intenção de voto para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Natal.

Na modalidade estimulada, em que são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos, a deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece na liderança, com 52,09% dos votos válidos. Na segunda posição vem o também deputado federal Paulinho Freire (UB), que tem 47,91%.

Ouvindo mil eleitores entre 19 e 20 de outubro,  a pesquisa aponta que os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da amostra, que é de 3,1% para mais ou para menos.

Sobre os votos válidos

Os votos válidos são computados pela distribuição proporcional das intenções de voto dos candidatos considerando apenas o universo das respostas nominais (aquelas destinadas a um dos candidatos). Portanto, para o cálculo dos votos válidos são desconsiderados da soma total “Brancos e Nulos” e os que “não souberam ou não quiseram responder”.

Números totais da pesquisa estimulada para a Prefeitura de Natal

Considerando a totalidade dos votos (“Brancos e Nulos” e indecisos incluídos), os números da pesquisa Ranking/O Potengi são os seguintes:

Natália Bonavides (PT): 44,80%
Paulinho Freire (UB): 41,20%
Não Soube/Não Respondeu: 9,80%
Braco ou Nulo: 4,20%

Espontânea para a Prefeitura de Natal

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor declara sua intenção de voto sem a apresentação de uma lista de candidatos, os números da pesquisa Ranking/O Potengi são os seguintes:

Natália Bonavides (PT): 35,00%
Paulinho Freire (UB): 31,30%
Não Soube/Não Respondeu: 27,10%
Branco ou Nulo: 6,60%

Sobre a pesquisa

A pesquisa do instituto Ranking Brasil Inteligência foi encomendada pelo portal de notícias O Potengi e ouviu 1.000 eleitores de Natal-RN, entre os dias 19 e 20 de outubro de 2024. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 3,10 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-01578/2024.

Categorias